Acordo comercial assinado entre Estados Unidos e China gera preocupação em produtores de algodão de Mato Grosso

Os produtores de algodão do Mato Grosso estão preocupados com o acordo comercial assinado, na semana passada, entre Estados Unidos e China. A medida coloca os Estados Unidos na disputa por exportação do produto para o mercado chinês.
No ano passado, o Brasil exportou 499 mil toneladas de algodão para a China, 75% a mais do que em 2018, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Das exportações totais de algodão do país, 75% saíram de Mato Grosso.
O presidente da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, Paulo Sérgio Aguiar, lembrou que Mato Grosso abriu espaço no mercado chinês no último ano em meio à tensão comercial entre os dois gigantes da Economia mundial. Apesar da concorrência dos EUA, Aguiar acredita que a qualidade e o preço do produto brasileiro podem preservar o mercado chinês aberto.
Podcast semanAGRO
Clique aqui para ouvir e assinar o podcast semanAGRO, que traz todo sábado um resumo das principais notícias do mundo agro. Ouça e assine para não perder nada sobre os acontecimentos do agronegócio brasileiro.
Comentarios