top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • TikTok
  • Spotify

Embrapa completa 45 anos: qual a sua importância para o agronegócio de hoje?

Foto do escritor: Domicio Faustino SouzaDomicio Faustino Souza

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi fundada no dia 26 de abril de 1973 com o objetivo de “desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia do Brasil”.

Ao longo de sua história recente teve um papel importante, principalmente, no desenvolvimento das grandes culturas na região Centro Oeste brasileira.

No entanto, sua importância para o agronegócio brasileiro vem diminuindo com o passar dos anos. Este ano o orçamento da instituição para pesquisa e inovação é de apenas R$ 66,8 milhões. O valor é muito baixo. Há empresas da iniciativa privada investindo muito mais em pesquisa e com isso, a Embrapa está perdendo o seu pionerismo em solo brasileiro.

A jornalista Cristiane Barbieri publicou no jornal Estado de São Paulo duas matérias muito esclarecedoras sobre a situação crítica que vive a estatal. Em uma das matérias, especialistas destacam a falta de rumo das pesquisas.

Inácio Modesto Filho, diretor de produção da Bom Futuro, grupo que cultiva soja, algodão, milho e também cria gado, disse à reportagem que “a Embrapa deixou de ser o grande banco intelectual da agricultura, como foi até aos anos 90. Podia ser em genética, microbiologia, entomologia, fitopatologia, em qualquer campo do conhecimento eles tinham os grandes nomes a serem consultados.”.

No entanto, os trabalhos pontuais realizados pela Embrapa merecem elogios. Apesar das mudanças internas, como corte de gastos e ampliação de receitas, o trabalho realizado pela empresa é muito bem desempenhado. De acordo com a instituição, a cada um real investido, R$11,06 foram retornados para a sociedade. São quase 10 mil funcionários, destes, 2,4 mil pesquisadores.

Aqui em Santa Maria de Jetibá, a instituição está desenvolvendo unidades de referência de produção de ovos, um trabalho estruturante para os pequenos produtores.

Temos enormes desafios para manter uma produtividade alta de produtos de qualidade, devido às mudanças climáticas e às doenças tropicais. A estrutura pública de pesquisa rural é essencial para manter o Brasil da vanguarda mundial na produção agropecuária.

O papel da Embrapa, assim como o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no Espírito Santo, não tem sido mais de pioneirismo, como em anos anteriores, mas continua sendo fundamental para o desenvolvimento rural.

Comentários


PARA RECEBER INFORMAÇÕES DO AGRO - ASSINE!

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • Spotify

© 2025 por Agro é Negócio®.

bottom of page