top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • TikTok
  • Spotify

“Carne fraca” e a produção de ovos

Foto do escritor: Domicio Faustino SouzaDomicio Faustino Souza

Que Santa Maria de Jetibá é o principal município produtor de ovos do Espírito Santo e o segundo maior do Brasil, todo mundo está cansado de ouvir. Ao ler este início você deve estar se perguntando: qual a relação entre a operação da Polícia Federal no Sul do Brasil tem com a produção avícola capixaba?

Para comercializar qualquer produto de origem animal é necessário ter o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal, SIE (Sistema de Inspeção Estadual) ou SIM (Sistema de Inspeção Municipal). Ter o selo é obrigatório, não é opcional. Como o ovo é um produto de origem animal, também deve ter este selo. Quando você for ao supermercado, verifique se há na caixa de ovos, caso não tenha, você está comprando um produto sem nenhum controle de qualidade e está colocando em risco a saúde de sua família.

O SIF é uma prova que todos os processos e controles estão sendo realizado de acordo com as normas mundiais de qualidade, ou seja, uma prova que o produto não levará danos à saúde humana. Em Santa Maria de Jetibá, de acordo com a Relação de Estabelecimentos publicada pelo Ministério da Agricultura, somente dois estabelecimentos possuem o SIF: Kerovos Alimentos Ltda. e a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana — Coopeavi.


Este selo é reconhecido mundialmente e é o que dá credibilidade ao produto brasileiro. Mas operação “Carne Fraca” colocou em xeque a credibilidade da fiscalização agropecuária do Brasil. A fraude estava exatamente na emissão do laudo para manutenção do selo nas embalagens das carnes.

Com essa evidência do problema, a fiscalização deve intensificar para tentar mostrar para o mundo que a nossa fiscalização é eficiente e o caso dos 21 frigoríficos investigados foi somente um caso isolado encontrado pela PF. No ano passado, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) apreendeu algumas cargas de ovos, de Santa Maria de Jetibá, cruzando saindo rumo à Bahia, por falta do selo de inspeção.

A operação “Carne Fraca”, pode inclusive, impactar o preço dos ovos. Apesar do período de quaresma e com a chegada da Semana Santa, quando a população consome mais ovos, vale salientar que a carne não exportada ficará no mercado nacional, ou seja, aumentará a oferta de carne e o preço tende a cair, com isso a população passa a comprar mais carne, diminuindo a demanda por ovos. Demanda menor que a oferta de ovos, preço menor.

Os impactos da operação da carne serão sentidos diretamente no mercado avícola. O produtor rural tem que encarar a sua produção como um negócio, não adianta se posicionar como o maior prejudicado em todas as situações, precisa de se adaptar à realidade do mercado. O Agro é Negócio como qualquer outra atividade econômica.

Texto publicado originalmente na edição 304 do Jornal Nova Notícia, em Santa Maria de Jetibá-ES

Comments


PARA RECEBER INFORMAÇÕES DO AGRO - ASSINE!

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • Spotify

© 2025 por Agro é Negócio®.

bottom of page